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     10/12/06                  Conceitos para uma boa arbitragem


Um dos personagens mais polêmicos de uma partida de futebol é o árbitro.
A condição física é uma qualidade essencial ao árbitro que sempre deve cuidar muito bem do seu corpo, seu principal instrumento de trabalho. Outra condição é conhecer muito bem as regras do jogo e saber interpretá-las corretamente, usando sempre a inteligência.
A conduta moral do árbitro é outro fator preponderante, e quatro qualidades são essenciais:
a) Imparcialidade: Aplicar as regras do jogo utilizando o mesmo critério tanto para o visitante quanto para a equipe mandante da partida, seja de grande ou de pequeno porte.
b) Autoridade: O árbitro deve se fazer respeitar pela sua capacidade de liderança e competência, impondo-se pela aplicação correta das regras do jogo. Desta forma, não necessita ameaçar, seja por gestos ou palavras, os atletas, membros da comissão técnica e dirigentes, mantendo o equilíbrio emocional e o domínio de si mesmo durante toda a partida, principalmente nos momentos mais difíceis.
c) Personalidade e humildade: O árbitro deve aplicar as regras do jogo, independente do local onde está sendo realizado. Ele deve possuir a capacidade de reconhecer seus erros e pontos falhos e de compreender o seu verdadeiro papel durante a partida, que é o de intermediar o confronto entre duas associações de maneira correta e justa, deixando que os atletas realizem o espetáculo de forma tranqüila.
d) Ética e respeito: São valores morais que determinam a conduta de vida do ser humano e que devem ser observados no exercício profissional. O árbitro deve ter respeito aos colegas de profissão e àqueles que compõem o mundo do futebol, como membros da imprensa, dirigentes, atletas e torcedores. Fazer-se respeitar para ser respeitado, sem utilizar a arrogância.

Primeiramente, após receber a escala, verificar se você sabe onde fica o estádio e se não souber, procure informações o mais rápido possível. Se você não tiver condução própria, entre em contato com o pessoal escalado com você para verificar em que meio vão se descolar.

Se prepare para o jogo
Separe o material em condições excelentes, cuide da apresentação individual, verifique o horário do jogo, vá para o jogo bem antes do horário previsto. Quando estiver no vestiário, converse com os seus assistentes e 4º árbitro sobre a sua maneira de trabalhar e faça o alongamento meia hora antes da partida.

Nunca se esqueça
Confira o uniforme que deve estar impecável (calçado, meias, calção, camisa, apito, cartões, cronômetros, etc), tenha postura na hora de entrar em campo (cabeça erguida, peito pra fora, barriga para dentro, seriedade), verifique as redes e observe se há alguém não autorizado para permanecer dentro de campo. Se houver, faça-o sair.

Quando começar o jogo
Sempre procure estar em cima do lance, principalmente dentro da área penal (o árbitro não pode ter medo de entrar na área), mas cuidado para não atrapalhar a jogada, ficar sempre de lado ou atrás da linha da bola. Saiba muito bem as regras do jogo e apite forte. Se tiver de falar, fale com a boca e não com o apito. Vibre com o jogo, se possível sempre apite falta no carrinho, ao menos se for carrinho lateral ou que o adversário não participe da jogada.

Vantagem
Cuidado. Se possível dê a vantagem do meio campo em diante. Se por acaso você se enganar ou errar em algum lance, já passou e apague tudo.

Sinalização
O posicionamento do braço para indicar um lateral, tiro de meta, tiro de canto e tiro livre é importante. Sempre observar o cclado que as equipes irão atacar e indicar com o braço para esta direção. Indique também o local onde deve ser arremessado o lateral. Quando confirmar um impedimento ou marcar um tiro livre indireto, se possível, não corra com o braço levantado. Não dê as costas para a bola na hora da cobrança do tiro de meta, falta, escanteio e arremesso lateral.

Aplicação do cartão

Tenha atitude na hora de aplicar o cartão. Seja enérgico e faça com o braço bem estendido, a mais ou menos, 1 metro do atleta. Quando for advertir um atleta que estiver perto de outros jogadores, chame-o para o lado e aplique o cartão, para as pessoas saibam qual atleta que fora punido.

Diagonal

Faça a diagonal no campo para sempre ficar bem posicionado e tenha postura na hora da corrida.

Reclamações
Quando o jogador partir para cima do árbitro, não se afaste, coloque as mãos para trás e fique sério.

Observações:
1º) Não esqueça de ler o regulamento da competição;
2º) Saiba muito bem às regaras do jogo e interprete-as corretamente;
3º) O seu preparo físico deve estar excelente;
4º) Seja inteligente ao tomar suas decisões;
5º) Seja um ótimo profissional dentro de campo e fora;
6º) Preencha a súmula com muita atenção;
7º) Nunca se esqueça: A parte disciplinar deve estar nas suas mãos.


O futebol é um esporte competitivo e o contato físico entre os jogadores é um aspecto normal e aceitável do jogo. Não obstante, os jogadores devem jogar respeitando as regras de jogo e os princípios do Fair-Play, ou seja, do jogo limpo.
O jogo brusco grave e a conduta violenta são duas faltas que contribuem para uma agressão física inaceitável, punida com a expulsão na Regra 12.

Jogo brusco grave
Um Jogador será culpado de jogo brusco grave se emprega força excessiva ou brutalidade contra seu adversário no momento de disputar a bola no jogo.
Todo jogador que tente tirar a bola de seu adversário que está à sua frente, pelo lado ou por detrás, trancando com força excessiva e pondo em perigo a integridade física do adversário, será culpado de jogo brusco grave.

Conduta violenta
A conduta violenta pode ocorrer quer seja dentro ou fora do campo, estando ou não a bola em jogo. Um jogador será culpado de conduta violenta se emprega força excessiva ou brutalidade contra um adversário sem que a bola esteja em disputa entre os dois.
Será assim mesmo culpado de conduta violenta se emprega força excessiva ou brutalidade contra um companheiro ou qualquer outra pessoa.

Faltas contra o goleiro
Se recorda aos árbitros que:
• É infração se um jogador obstrui o goleiro no momento em que vai pôr a bola em movimento ou chutá-la
• Se deverá punir a um jogador por jogo perigoso se chuta ou tenta chutar a bola quando o goleiro a está pondo em jogo
• É infração obstruir de forma anti-esportiva o goleiro durante a execução de um tiro de canto.

Proteger a bola
Não é infração se um jogador que controla a bola a distância de jogo tenta protegê-la com o corpo, sem estender os braços.
Todavia, se impede que o adversário possa se apossar da bola utilizando a mão, os braços, as pernas ou o corpo de maneira anti-regulamentar, será punido com um tiro livre direto ou um penal, se a infração foi cometida na área penal.

Tesoura ou bicicleta
A tesoura ou a bicicleta são permitidas sempre que, na opinião do árbitro, não constitua uma ação perigosa para um adversário.

Mão intencional
Se recorda aos árbitros que a mão intencional se pune geralmente com um tiro livre direto ou penal, se a falta foi cometida na área penal. Normalmente não será aplicada uma advertência (cartão amarelo) ou uma expulsão (cartão vermelho).

Frustrar uma oportunidade clara de gol
Todavia, será expulso o jogador que impede com a mão intencional um gol ou frustre uma oportunidade clara de gol.
Essa punição não se impõe por mão intencional, e sim pela intervenção inaceitável e anti-regulamentar que impede marcar um gol.

Advertência por conduta anti-esportiva devido a mão intencional
Existem circunstâncias nas quais, além de cobrar um tiro livre direto, se deverá advertir (cartão amarelo) a um jogador por conduta anti-esportiva, por exemplo, quando o jogador:
• toca ou golpeia deliberada e intencionalmente a bola para evitar que o adversário a receba
• se tenta marcar um gol tocando ou golpeando deliberadamente a bola.

Segurar um adversário
Uma crítica muito comum contra os árbitros é sua incapacidade de identificar corretamente e punir a infração de segurar a um adversário. Esta incapacidade de avaliar adequadamente a ação de segurar a camisa ou o braço pode conduzir a situações controvertidas, de modo que é imprescindível que os árbitros intervenham imediatamente e com firmeza ante esta situação, em virtude da Regra 12.
Geralmente, um tiro livre direto é punição suficiente, porém em certas circunstâncias se deverá impor uma punição adicional. Por exemplo:
• será advertido (cartão amarelo) por conduta anti-esportiva se um jogador segura o adversário para impedir que este obtenha a posse da bola ou possa colocar-se numa posição de jogo vantajosa
• será expulso o jogador que impeça uma oportunidade clara de gol ao segurar o adversário (o mesmo critério se aplicará nos casos de mão deliberada e intencional).

Execução de tiros livres
Se recorda aos árbitros que se deverá advertir a um jogador se:
• retarda o reinicio do jogo
• não observa a distância regulamentar quando se reinicia o jogo.

Sinais de impedimento
O fato de estar na posição de impedimento não constitui uma infração em si.
Os árbitros assistentes deverão sinalizar o impedimento somente quando se deve punir o jogador por encontrar-se na dita posição.

Infração do goleiro
Se recorda aos árbitros que os goleiros não podem reter a bola em suas mãos por mais de seis segundos.
Todo goleiro culpado por infringir este dispositivo será punido com um tiro livre indireto.

Infratores persistentes
(infringir persistentemente as regras)
Os árbitros deverão ficar sempre atentos a respeito de jogadores que infringem persistentemente as regras de jogo. Considerarão acima de tudo que, inclusive quando um jogador comete diferentes infrações em distintos momentos, deverá ser advertido (cartão amarelo) por infringir persistentemente as regras.

Comportamento frente ao árbitro
O capitão de uma equipe não goza de condições especiais ou de privilégios de acordo com as regras do jogo, porém tem um certo grau de responsabilidade no que diz respeito à conduta de sua equipe.
Todo jogador que seja culpado em desaprovar com palavras a decisão do árbitro deverá ser advertido (cartão amarelo).
Todo jogador que agride a um árbitro ou que seja culpado de empregar linguagem ou gestos ofensivos, grosseiros e obscenos deverá ser expulso (cartão vermelho).

Simulação
Todo jogador que tente enganar o árbitro simulando contusão ou pretendendo ter sido alvo de receber uma falta será culpado de simulação e será advertido (cartão amarelo) por conduta anti-esportiva.

Retardar o reinicio do jogo
Os árbitros advertirão os jogadores que retardem o reinicio do jogo mediante as seguintes táticas:
• cobrar um tiro livre de lugar errado com a deliberada intenção de obrigar o árbitro a ordenar a sua repetição
• simular a intenção de lançar um arremesso lateral, porém deixar de imediato a bola para um companheiro para que este efetue o arremesso
• chutar para longe a bola ou levá-la nas mãos depois que o árbitro tenha paralisado o jogo
• retardar excessivamente o lançamento de um arremesso lateral ou de um tiro livre
• retardar a saída do campo de jogo durante uma substituição.

Comemoração de um gol
Por mais que seja permitido que os jogadores expressem sua alegria quando marcam um gol, a celebração não deverá ser excessiva.
Na circular nº 579, a FIFA autoriza a comemoração de forma razoável de um gol. Todavia, não se deverá encorajar a prática de comemoração coreografada se esta ocasiona uma perda de tempo excessiva; neste caso os árbitros deverão intervir.
Se advertirá a um jogador se, na opinião do árbitro:
• faz gestos ofensivos, debochados ou provocadores
• sobe nos alambrados em volta do campo para celebrar um gol
O fato de abandonar o campo para celebrar um gol não é, em si, uma infração punível, porém é essencial que os jogadores retornem ao campo de jogo imediatamente.
Se pretende que os árbitros atuem de maneira preventiva e utilizem o bom senso ao deparar-se com as celebrações de um gol.

Bebidas refrescantes
Os jogadores têm direito a tomar bebidas refrescantes durante uma interrupção da partida, porém unicamente na margem da linha lateral. Não está permitido lançar bolsas de água ou qualquer outro tipo de recipiente com água no campo de jogo.

Jóias
Se recorda aos árbitros que, em virtude da Regra 4, os jogadores não deverão portar nenhum tipo de jóias.

Indicação dos minutos de acréscimo
Se recorda aos quarto árbitros que, por instrução do árbitro, a indicação dos minutos acrescidos ao final de cada tempo, será indicado unicamente ao final do último minuto do jogo de cada tempo.

Procedimentos em caso de jogadores contundidos
O árbitro deverá ater-se às seguintes instruções em caso de que um jogador fique contundido:
• permitirá seguir jogando até que a bola esteja fora de jogo se, em sua opinião, a lesão é leve
• interromperá o jogo se, na sua opinião, a lesão é grave
• depois de consultar com o jogador contundido, o árbitro autorizará a entrada no campo de jogo de um, máximo dois médicos, para avaliar o tipo de lesão e coordenar o transporte seguro e rápido do jogador para fora do campo.
• maqueiros entrarão no campo de jogo ao mesmo tempo que os médicos para acelerar o transporte do jogador
• o árbitro se assegurará que o jogador contundido seja transportado com segurança e rapidez para fora do campo
• não está permitido tratar o jogador em campo
• todo jogador com ferimento sangrando abandonará o campo de jogo e não poderá retornar até que o árbitro considere que o ferimento tenha deixado de sangrar
• quando autorizada a entrada dos médicos no campo de jogo, o jogador contundido deverá abandonar o campo, seja de maca ou caminhando. Se não cumpre esta regra, será advertido (cartão amarelo) por conduta anti-esportiva
• um jogador lesionado somente poderá reincorporar-se ao campo de jogo depois que a partida tenha sido reiniciada
• quando a bola está em jogo, o jogador contundido poderá ingressar novamente no campo de jogo, porém somente pela linha lateral. Quando a bola está fora de jogo, poderá entrar no campo de jogo por qualquer linha de demarcação
• unicamente o árbitro está autorizado a permitir que um jogador contundido volte a entrar no campo de jogo, independentemente de que a bola esteja ou não em jogo
• se o jogo não tenha sido interrompido por quaisquer outros motivos ou se a contusão sofrida pelo jogador não é causada por uma infração às Regras de Jogo, o árbitro reinicia o jogo com uma bola ao chão
• o árbitro acrescentará ao final de cada tempo o tempo perdido por contusão.

Exceções
As exceções a este procedimento só se verificam no caso de:
• contusão do goleiro
• quando o goleiro e um jogador se chocam e necessitam uma atenção imediata
• quando ocorre uma contusão grave, por exemplo, engolir a língua, concussão cerebral, fratura de perna etc.

Área técnica
Se espera que o quarto árbitro supervisione a área técnica de forma preventiva e sem buscar uma confrontação.
Não obstante, se os ocupantes da área técnica têm uma má conduta, o quarto árbitro deverá chamar imediatamente a atenção do árbitro.

Arbitrar também é um jogo de equipe!

Incentivando-se

Assim como os onze jogadores em uma equipe de futebol devem trabalhar juntos para atingir o objetivo comum de conseguir um resultado positivo, o árbitro e seus dois assistentes podem fazer apresentações de excelente qualidade se eles se incentivarem e se comunicarem apropriadamente.

Nunca sozinho
É importantissimo. A arbitragem é uma equipe no campo, e um árbitro não pode achar que pode suportar sozinho a responsabilidade de uma partida. Qualquer um que tenha a prepotência de achar que pode apitar sem a ajuda de seus assistentes é, na verdade, um árbitro muito pobre.

Uma comunicação boa
A importância do espírito de equipe entre os árbitros da partida é enfatizada também pelos principais árbitros assistentes. A boa comunicação e o respeito entre o árbitro e seus assistentes realça não somente a qualidade do desempenho total do trio, mas ganha também a confiança dos jogadores.

Fazendo a diferença
"A cooperação entre o árbitro e os assistentes faz toda a diferença tanto quanto o critério de arbitragem em um partida difícil," diz Arnault. "Muitos trios de arbitragem têm uma experiência considerável de trabalhar juntos, assim você sabe o que cada um vai fazer. E se vocês se comunicam bem juntos, sem haver hesitação, os jogadores compreenderão e respeitarão suas decisões mais naturalmente."

Palavras bem escolhidas
Uma outra maneira em que árbitros e os assistentes em todos os níveis podem se ajudar é dando incentivo constante um ao outro dentro e fora do campo, antes e durante a partida, e no intervalo em particular. No momento em que um de vocês esteja se lamuriando por uma decisão tomada ou simplesmente seja "um daqueles dias". É aqui que algumas palavras bem-escolhidas no vestiário podem fazer seu colega se sentir bem melhor.

Sustentação mútua
Os melhores árbitros e assistentes nos dizem que fazem isto toda hora. O assistente necessita de ajuda particular, ou uma palavra de incentivo - durante a partida. Mesmo um sorriso pode ter um efeito positivo. E às vezes o árbitro necessita do suporte similar de um assistente, funciona dos dois modos.

Trabalhe junto
Não se esqueça, se você for o homem do apito ou estiver segurando a bandeira neste fim de semana. Se todos vocês três estiverem juntos como uma equipe - vocês estarão se dando uma chance para alcançarem uma performance de alto rendimento - e estarão contribuindo para o sucesso da partida.

 

Fonte: Site Cartão Vermelho

 

 

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